O corpo – o músculo – A GLUTAMINA.

Publicado: janeiro 11, 2011 em Caminhos da nutrição, Caminhos para os suplementos

Nossa musculatura é basicamente formada por água ( 70~75 %) e proteínas ( 20~25% ).

As proteínas são formadas por aminoácidos ”essenciais” e ”não essenciais”. Os aminoácidos essenciais são aqueles que nosso organismo não têm a capacidade de produção e por isso temos que ingeri-los em nossa dieta, já os não essenciais são aqueles que nosso corpo é capaz de sintetizar e por isso não necessariamente precisam ser ingeridos.

A glutamina é um aminoácido não essencial livre no tecido muscular, e é sintetizado a partir das necessidades  do corpo sendo a forma mais abundante de aminoácido encontrado.

Durante alguns estados fisológicos do corpo, a demanda por este nutriente é maior, no caso de estresse, injúrias, e desgastes relacionados principalmente com o treinamento intenso, solicita-se mais aminoácidos do que existe á disposição no músculo, e neste caso acaba por exigir que outros aminoácidos particularmente os BCAAs (valina, leucina e isoleucina [aminoácidos essenciais] ) sejam recrutados e ligados ao ácido glutâmico para refazê-las, o uso da suplementação de glutamina também é uma opção  válida neste caso.

Fórmula estrutural da Glutamina

A glutamina tem como principais funções no corpo:

– Reguladora da síntese e da degradação de proteínas;

– Desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia;

– Controle entre catabolismo e anabolismo

– Combate à síndrome do overtraining;

– Manutenção do sistema imunológico;

Overtraining

Para entendermos um pouco melhor da ação da glutamina no músculo, vamos usar uma situação desenvolvida pelo corpo chamado ”Overtraining”. Ele acontece quando há um estímulo do músculo tão intenso e constante que ele não tem o tempo necessário para se recuperar e entra em um estado de fadiga prolongada. Este estado fisiológico é um dos vilões dos fisiculturistas e praticantes de atividades físicas, pois os impossibilita de desenvolver massa muscular e pode trazer efeitos como o cansaço anormal, irritabilidade, perda de força, ansiedade, tremor nas mãos e etc.

 

Quando ocorre o overtraining os níveis de glutamina abaixam em até 50% no corpo, e a musculatura se encontra em um estado chamado ”catabolismo” que é a degradação do músculo para conseguir gerar a energia necessária para se recuperar. A glutamina vai atuar como um combustível para este músculo, e juntamente com outros nutrientes vai evitando que nossa musculatura seja degradada e ao mesmo tempo auxiliando no metabolismo das proteínas, que irão gerar um estado de ”anabolismo” que é o ganho da massa muscular.

 

Sistema Imunológico

Após atividades físicas de grande estresse, a quantidade de células fagocitárias do sistema imune fica muito diminuída podendo pré-dispor os atletas à infecções oportunistas. Supõem-se que a glutamina ajude a controlar esse desequilíbrio. Ela é usada como energia pelas células do sistema imune para formação de anticorpos e, durante o período de ataque de corpos patogênicos (estranhos), é utilizada como combustível direto paras as células do sistema imune se duplicarem (Robottom, 1996).

Desintoxicação

A desintoxicação corporal do nitrogênio, é feita a partir do carreamento exercido pela glutamina desse nitrogênio livre até o fígado, onde será transformado em uréia e depois excretado na urina, impedindo que venha a formar a amônia. O corpo necessita de nitrogênio mas esse nitrogênio livre poderá formar amônia, que é tóxico para o corpo, principalmente para os tecidos cerebrais. (Rowbottom, 1996 e Balch & Balch, 1997).

Nutrifit Suplement

Como vimos a glutamina é um aminoácido de alta importância em nosso corpo assim como os BCAAs. Muitas vezes não conseguimos ingerir as quantidades necessárias desses nutriente somente na alimentação do dia a dia, e temos que utilizar da suplementação como fonte para recuperação desse déficit. A suplementação tem como papel complementar na alimentação e não substituto, assim temos que seguir as orientações de profissionais, que consigam nos auxiliar no consumo desses suplementos de forma que consigamos obter os resultados  esperados.

 

 

Lembrando que  a Equipe Mapa da Nutrição é composta de profissionais formados, que revisam todos os assuntos para dispor informações claras e corretas.

A equipe Nutrifit suplement store também pode ajudá-los. Entre em contato com eles, ou vá até alguma de suas lojas. https://mapadanutricao.wordpress.com/loja-de-suplementos-nutrifit/.

Nutrifit Suplement

 

 

 

 

 

 

Equipe Mapa da Nutrição, por que o momento é agora!

comentários
  1. JONATHAS disse:

    ONDE CONSIGO ESSA IMAGEM AI, MAS D OUTROS
    ANGULOS?????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s